30 de ago. de 2006

E o vento levou

Frankly,my dear,I dont give a damn ou,em português "Francamente, minha querida,não dou a mínima" foi considerada a frase mais marcante do cinema. Para quem não sabe, ela é dita por Clark Gable no filme E o vento Levou.Arrogante e sarcástico,Rhett sabe como deixar uma mulher zangada...e apaixonada.
Entre 857 candidatas, Vivien Leigh foi a escolhida para o papel, e deu tamanha singularidade a ele que ninguém jamais ousaria pensar em outra pessoa para fazê-lo.
Entre guerras e amor, ninguém sai ileso, a começar por Scarlet O'Hara, a personagem principal. Tendo a guerra (de sessessão) entre norte e sul dos EUA como pano de fundo, E o vento levou narra a história de uma mulher atrevida demais para sua época. Batalhadora e forte, Scarlet venceu cada obstáculo que apareceu na sua vida, desde a miséria causada pelos yankees aos sulistas, quando prometeu a si mesma "Jamais passarei fome outra vez", até a tristeza de nunca ter se casado com o Ashley, seu amor platônico. Scarlet foi viúva de dois homens dos quais nunca amou. "Não vou ficar esperando entre um marido e outro",disse Rhett,e assim ela se casou pela 3ª vez. Entre perdas e ganhos, Scarlet conquistou Tara provando a todos seu amor pela terra. "É a única coisa pelo qual se vale a pena viver",disse uma vez seu pai.
"Amanhã é um outro dia" é considerada a frase que melhor a representa, porque ser Scarlet O'Hara significa ser uma mulher que nada tem de frágil ou de burra, que luta pelos seus sonhos e os realiza com tamanha determinação e entusiasmo,que não tem medo de ninguém. Por ser ao mesmo tempo antigo e tão atual,o filme nos mostra que existem momentos e existem pessoas que o vento nunca levará.


(e mais uma crítica atrevida de um dos meus filmes preferidos)

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, você disse tudo Marina, antigo e tão atual. Eu demorei mais do que deveria pra assitir esse filme, e quando o fiz, tive uma das melhores surpresas cinematograficas que me lembro. A sua resenha está excelente. Beijos

Anônimo disse...

a resenha de fato ficou mto boa. mas nao concordo q este seja um filme para ser levado a sério. temos alguns outros filmes que eu não ouso comentar, por ser digamos leigo no assunto e não saberia discurir. mas parabens. vc escreve mto bem.


Dênis Pirillo

Anônimo disse...

Bonita a moça e engraçada.
Deve ser divertida.

:D

Se podesse comia-te.

Mas talvez tu não leve tudo tão na boa.

:\

Então, evitemos a indigestão.

Ótimo ano pra ti.